O Cinema de Porto Alegre
Para mostrar um pouco da história do cinema em nossa cidade contamos com a inestimável colaboração do Museu Hipólito José da Costa, na pessoa da Sra. Dra. Carlinda Maria Fischer Mattos1, coordenadora do setor de cinema. Selecionamos alguns eventos, imagens e textos que tratam desde os simples desenhos nas paredes das cavernas às descobertas de fenômenos como o da persistência retiniana e as invenções que levaram a criação do cinematógrafo. Vamos abordar aspectos da origem e evolução historiográfica do cinema2, tratar também do período compreendido entre o final do século XIX a meados do século XX e inserir Porto Alegre neste contexto.
Embora os links abaixo possam ser acessados de maneira aleatória, sugerimos aos amantes da sétima arte a sequência abaixo para melhor contextualização do assunto. Porto Alegre foi uma das primeiras cidades do Brasil a conhecer a novidade.
Das primeiras imagens a criação do cinematógrafo (I)
Os filmes dos Irmãos Lumière (II)
O mundo conhece o Cinematógrafo (III)
George Méliè e Thomas Edison (IV)
O Cinema chega a Porto Alegre (V)
Os saudosos cinemas de rua da nossa cidade (VI)
FONTES:
1 Carlinda Maria Fischer Mattos é doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Cultura e Representações. Realizou estágio de doutorado na Université Denis Diderot em Paris na França no ano de 2007. Desenvolve pesquisa em História Medieval com ênfase em Ciência Medieval. Trabalha no Setor de Cinema do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa; atua na área da Preservação de Acervos Cinematográficos.
2Setor de Cinema do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa