Aeromóvel em Porto Alegre

A foto acima foi publicada na Zero Hora de 1º de junho de 1979, sob o título: “Trem a ar será testado dentro de três meses”. A foto abaixo, foi a ilustração da contracapa da edição de 24 de outubro de 2012, e a legenda anunciava a apresentação do aeromóvel – que vai ligar a Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal aéreo Salgado Filho – e previa o início da sua operação para o primeiro semestre de 2013. Entre as duas, o tempo: 33 anos.

Oskar Coester, 74 anos, que teve e desenvolveu a ideia desse veículo leve para transportar pessoas, não se surpreende que esteja demorando tanto para que se possa ver, finalmente, sua invenção implantada aqui. Reconhece que “as pessoas têm dificuldade para entender inovações que trazem embutida uma mudança de paradigma”, mas lembra: “Em Jacarta, na Indonésia, já funciona há 24 anos, sem nenhum acidente”.

Coester montou um primeiro protótipo, para testar o conceito, na sua firma no bairro Serraria. Depois um outro, com bom acabamento, na Expointer de 1979. Em 1983, montou, experimentalmente, uma linha entre o Gasômetro e a Câmara de Vereadores. 

Atualmente é operada uma  Linha do Aeromóvel no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Planejada como uma das obras para a Copa do Mundo de 2014, a flexibilidade do projeto e sua rápida implementação foram determinantes para que a Linha fosse inaugurada em 2013, com um ano de antecedência. Por ser um transporte com característica de via elevada, o projeto é considerado essencial para facilitar a locomoção entre dois pontos importantes: o aeroporto e o trem metropolitano.

Oskar Coester afirma: “Sonhar é bom, realizar o sonho, melhor ainda.”

FONTES:
Jornal Zero Hora, de 25 de outubro de 2012
http://www.aeromovel.com.br/cases/porto-alegre/