Quem passou por aqui?1
Muita gente boa já passou por aqui. Quem são os nossos mais ilustres visitantes? Qual a data , o motivo e as impressões da visita?
1932 – Como integrante do Ases do Samba, Noel Rosa se apresentou, no Cine Teatro Imperial em 29 de abril. Após apresentações no Cine Teatro Carlos Gomes e excursão pelo interior, e novo show em 24 de maio.
1935 – Cinco anos antes de brilhar em Hollywood com o filme Uma Noite no Rio, a atriz e cantora portuguesa fez temporada de shows no Cinema Imperial. Em 1936, voltou à Capital para cantar na Rádio Farroupilha.
1938 – O pai do Mickey esteve e Porto Alegre às vésperas da Guerra Mundial. A visita duro meia hora, tempo da escala de seu voo entre o Rio e Bueno Aires. Recebeu as boas-vindas do escritor Erico Verissimo.
1949 – A visita do escritor, no dia 9 de agosto, rendeu um capítulo no livro Diário de Viagem. Camus fala da chegada a Porto Alegre. Diz que a luz é bela, mas que a cidade é feia, apesar de seus rios.
1959 – No auge da fama, a atriz alemã passou por Porto Alegre, fazendo escala no aeroporto Salgado Filho, onde uma multidão de fãs a aguardava. Assediada, chegou a perder um sapato ao descer do avião.
1980 – O Pontífice esteve em Porto Alegre entre as 17h45min do dia 4 e as 15h23min de 5 de julho de 1980. Da visita, restou o Largo do Papa, próximo ao Olímpico, onde ele rezou missa e disse a frase “O Papa é gaúcho”.
1981 – Logo depois do sucesso de Gigolô Americano, o ator começou um romance com uma gaúcha de Bagé, a artista plástica Sylvia Martins, que vivia nos EUA. Gere vestiu bombachas e caminhou pelo Bom Fim.
1984 – Aos 40 anos, a atriz francesa passou a noite de 31 de agosto na suíte presidencial do Plaza São Rafael. Ela cumpriu um programa social de negócios em Porto Alegre para o lançamento de uma coleção de joias.
1987 – O campeão mundial de pesos pesados esteve na Capital em 29 de abril, quando o Mal de Parkinson já o afastara dos ringues. Sua visita fez parte do projeto de divulgação de sua linha de carros esportivos.
1996 – O cineasta italiano assistiu à pré-estreia de História de um Jovem Homem Pobre e participou de um debate. Outro cineasta italiano do primeiro time que esteve por aqui foi Antonioni, em 1994, no Festival de Gramado.
1998 – O tenor lotou o Beira-Rio no dia 4 de abril, ao lado de Roberto Carlos. Nas exigências de Pavarotti, cozinha na suíte do hotel e mantimentos que foram substituídos por rodadas do típico churrasco gaúcho.
2010 – Em outubro, uma semana depois de confirmado como o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano chegou a Porto Alegre como conferencista convidado do ciclo Fronteiras do Pensamento.
2011 – No estádio Beira-Rio e diante de 52 mil fãs extasiados, o beatle Paul McCartney protagonizou, em 7 de novembro, um espetáculo de emoção e música que ficará na história de Porto Alegre.
1 Texto de Jorge Furtado, Premiado cineasta, natural de Porto Alegre, um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre
FONTE: Jornal Zero Hora de 04 de maio de 2012