Quando o leite era entregue em casa
Tudo indica que o costume começou já faz algum tempo, provavelmente uns 11 mil anos atrás, quando os homens domesticaram os primeiros animais, como a vaca e a cabra. Eles passaram, então, a se alimentar da secreção nutritiva, esbranquiçada e opaca, produzida por glândulas das fêmeas destes mamíferos, membros da sua mesma classe zoológica.
Como se vê, a caixinha longa vida que encontramos no supermercado é relativamente recente, mas o conteúdo faz parte da nossa rotina há muito tempo. Nos anos de 1950, quando esse tipo de embalagem estava sendo criada na Suécia pelo Dr. Rausing, aqui no Estado o leite era embalado e distribuído pelo DEAL (Departamento Estadual de Abastecimento de Leite) em garrafas de vidro acomodadas em grades metálicas. Uma leve pressão do polegar bastava para abrir a tampa de alumínio laminado.
Antes disso, o leite era comercializado em tarros, a granel. Depois vieram as garrafas, os saquinhos e, finalmente, as caixinhas. A embalagem muda, já o atávico e instintivo apetite continua o mesmo.
FONTE: Jornal Zero Hora, de 28 de dezembro de 2012 – Colaboração de Guilherme Ely e Ida Veleda Oliveira
IMAGEM: Banco de Dados ZH